domingo, 13 de maio de 2012

Começamos pela cascata de São Nicolau...

Sábado.
Manhã na psicina, a apanhar sol, a por a leitura em dia, a descançar...
De tarde, e uma vez que o tempo está a colaborar, uma volta até ao interior da ilha para tentar descobrir a cascata de São Nicolau. Já tenho mapa, é verdade, mas a ver se dava com o caminho... À primeira! ;) (quem sai aos seus... né pai? )

Depois de chegar ao fim da Estrada Nacional 3, segui em frente por um trilho todo-o-terreno (conduzir aqui pode tornar-se cansativo mas tem sido um desafio bastante interessante!) e tive que parar apenas quando a cascata apareceu imponente à minha frente!

O trilho que leva até à cascata
 A natureza à volta do trilho
A mata é cerrada

Se não fosse pelas especies diferentes, ainda pensava que estava na Serra de Sintra! :)
 É lindo! E tranquilo...
Algo para tornar o caminho mais interessante...
A cascata de São Nicolau.
A queda da água é impressionante. E é de tal forma intenssa que há como que um vapor d'água a pairar no ar, mesmo à distância a que me encontrava.
Uma versão  mais "aveludada" da cascata.
Eu não sou muito boa a avaliar distâncias nem alturas ou comprimentos mas a cascata deve equivaler a um prédio de 3, 4 andares..
 Alguns promenores da cascata:
o ínicio da precepitação
 A meio da cascata
O fim da cascata, quando a água chega ao pequeno lago que se forma na base











Depois de ver a cascata,resolvi aproveitar que já estava bastante perto e fui visitar o Jardim Botanico.
Este jardim é o resultado de um projecto financeado pela União Europeia, e que teve por base catalogar as várias espécies existentes na flora da Ilha de São Tomé.
Existem muitas espécies de plantas e árvores medicinais, alguns espécimes que são nativos da ilha e só existem aqui, etc.
No entanto, o financiamento acabou à cerca de 2 anos e, neste momento o ardim encontra-se quase ao abandono. Consegui fazer a visita com guia mas foi quase por acaso...
 Exemplos do que se pode ver no Jardim Botanico:
O caminho até ao Jardim


 A vegetação ao longo do caminho
À entrada do parque
 As oquidias indigenas à Ilha de São Tomé: são plantas que se fixam nos troncos de outras árvores (ou em qualquer outra superficie) mas não se alimentam das mesmas, não sendo por isso parasitas. As suas raizes também não se encontram debaixo da terra, mas sim à superficie.


 Bico de papagaio femea: tem o bico para baixo
 Bico de papagaio macho: tem o bico para cima
Árvore sabão: quando houve falta de sabão na ilha, as mulheres usaram as folhas desta árvora para lavar a roupa. A folha quando macerada produz uma espuma semelhante ao sabão.















Finda a visita ao Jardim Botanico,iniciei o caminho de volta, passando pela roça Nova Moca, pertença do fabricante de chocolate/cacau/café Claudio Corrallo.Não fui de propósito à roça, simplesmente esta fica no caminho! :)
 Como já não chovia há muito tempo, ela lá resolveu aparecer e levantou-se esta névoa no meio da serra...
 A chegada à roça Nova Moca
 Alguns dos edificios da roça
Algumas das casas dostrabalhadores da roça













No caminho ficava também a roça Monte Café que, segundo a indicação do mapa, tinha para visita um museu do café. Afim de fer o dito museu, subi até esta roça. Chegada ao terreiro da roça, rapidamente se percebe que as coisas ali já estão mais mecanizadas,mais desenvolvidas. Existe também aqui uma fábrica para produção de café.
No entanto, o museu estava fechado. Não é que tenha tido o azar de ir no dia em que o museu estava fechado, é que o museu fechou mesmo. Agora, só se visita a fábrica,mas apenas em grupos organizados.
É o que se chama voltar de mãos aabanar... ou quase.
E aqui era o terreiro da roça. Quando comparado com as outras que tive oportunidade de ver, nota-se uma melhoria a nivelde instalações. Claro que é apenas uma melhoria relativa e é apenas no que diz respeito aos edificios da fábrica.
As casas dos moradores da roça eram como nas restantes roças...







Na volta, a passagem por Trindade, a segunda maior cidade de São Tomé.

Av. principal de Trindade
















E foi o passeio de Sábado, aproveitando um belo dia de sol.
Espero que gostem.
Ciao.

Sem comentários:

Enviar um comentário