segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Monte Takao

OMG!
Estou morta... de cansada que estou! Mas valeu a pena! ;)
Monte Takao:
- altura: 599,3m
Hoje foram apróximadamente 9Km de caminhda. 2/3 a subir e 1/3 a descer. Se as inclinações durante a subida por vezes fazíam crer que era impossivel alcançar o topo, a descida é de dar cabo dos travões a qualquer topo de gama. E eu, apesar de me ter aguentado, estou muito fora de forma.... tipo,na faixa errada!
Atenção, para quem não faz exercicio de espécie alguma,saí-me muito bem! Andei foi perto do limite o tempo todo..

Mas enfim, esta é a parte chata de história...
Mais um facto curioso sobre este povo único,mesmo entre os orientais. Hicking, ou fazer caminhadas subindo os montes, parece ser um dos passa-tempos favoritos dos japoneses. Mais, gostam de o fazer em familia.
Caso  saibam ou não, no Japão é tradição o filho mais velho - homem - tomar conta dos pais quando casa. Assim, é muito habitual ver a familia toda a passear: os avós, os pais e as crianças a correrem entre os avós e os pais!
No caso das caminhadas é exactamente a mesma coisa. Familias inteiras a subirem o monte. E as crianças a correrem. Sempre. Não interessa se é a subir ou a descer, se é a pique, é tudo igual para elas. Que inveja!!
Aqui estão algumas fotos dos trilhos:


E claro, alguns obstáculos para tornar as coisas mais interessantes...

Apesar de ser um esforço consideravel para quem não está habituado, valeu a pena. A vista é lindissima:
E claro, a marca no cimo do monte!!
No caminho até atingirmos o topo, encontramos uma parte do trilho ladeada por ripas de madeira com inscrições:


O significado: a floresta é mantida com a ajuda de vários donativos. Pode ser dinheiro ou árvores para plantar. Quanto maior for o donativo, assim corresponde o tamanho da tábua: L (centro), M (direita) and S (esquerda).
Encontrámos também uma especie de santuário onde se pode realizar muitos dos rituais que trazem boa sorte.




Existem também duas estátuas em tamanho natural, de dois homens com cara de maus e bicos de passáro ao invés de narizes.
Estes são uma versão japonesa de anjos: os bons não precisão de ter medo mas os maus sim: estas criaturas presseguem os maus e matam-os afim de proteger o monte.
Em seguida, encontrámos dois santuários, o segundo muito colorido e com as cores muito fortes (deve ter sido restaurado à pouco tempo)


E depois disto tudo, voltamos para o hotel a ver se ainda conseguimos algum descanso poeque amanhã é dia de trabalho! :)
Arigatou and Sayonara.
Stay tuned!

1 comentário:

  1. Eu nem imagino como estão os teus pés e pernas, mas olha...obrigada pela partilha!
    Se já tinha curiosidade pelo Oriente, fiquei ainda com mais!
    Arigatou eu! ;)

    ResponderEliminar